Governo inaugura 3ª unidade do Poupatempo Paraná em Curitiba, a 12ª no Estado

Programa do Governo do Estado leva cerca de 240 serviços públicos para perto da população. A unidade do Boa Vista

Programa do Governo do Estado leva cerca de 240 serviços públicos para perto da população. A unidade do Boa Vista está localizada na Avenida Paraná, 2.272. Assim como as outras agências, ela funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, mas os serviços podem ser pré-agendados pelo aplicativo ou pelo site do Poupatempo Paraná.

Curitiba ganhou nesta quarta-feira (28) sua terceira unidade do Poupatempo Paraná, programa do Governo do Estado que leva cerca de 240 serviços públicos para perto da população. A agência do Boa Vista, a primeira de rua da Capital, foi inaugurada pelo vice-governador Darci Piana e o prefeito Eduardo Pimentel – é a 12ª a entrar oficialmente em operação no Estado.

Além dela, nesta quarta entraram em pré-operação as unidades de Toledo e Arapongas, e as de Guarapuava e Campo Mourão também estão funcionando em período de testes. A previsão do Governo do Estado é colocar para funcionar todos os 20 Poupatempos espalhados pelo Paraná até o final de fevereiro, antes do prazo previsto.

A unidade do Boa Vista está localizada na Avenida Paraná, 2.272, em frente à garagem da empresa Glória, em um local de fácil acesso pela população, próximo ao Terminal do Boa Vista. Assim como as outras agências, ela funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, mas os serviços podem ser pré-agendados pelo aplicativo ou pelo site do Poupatempo Paraná.

O vice-governador destacou a facilidade oferecida aos cidadãos com diversos serviços centralizados em um só lugar. “São 20 unidades no Paraná, sendo três na Capital, para atender as pessoas que precisam dos serviços do Estado à disposição. O diferencial desse programa é a integração com a própria cidade. Tudo o que você tiver de demanda com o Detran, com a Sanepar, com o Estado ou suas secretarias, está centralizado aqui. Você vem em uma única visita e resolve tudo”, disse.

E além de atender pessoas físicas, o Poupatempo é voltado às empresas. “Aqui está a Junta Comercial também, para resolver problemas de abertura de empresas, emissão de certidões e outros serviços. Tudo aquilo que os empresários precisam, ou mesmo quem ainda não tem empresa e deseja tirar informações, pode resolver aqui”, salientou Piana.

“Numa cidade grande como Curitiba, é muito chato o que eu chamo de turismo da burocracia. Quando é preciso resolver o problema com documentação, tem que ficar migrando de departamento, vai carimbar o processo em outro, vai pagar a conta em outro local. Isso é muito desgastante porque toma o tempo e o dinheiro da população”, salientou o secretário estadual das Cidades, Guto Silva. “ O Poupatempo vem justamente para solucionar isso, reduzir a burocracia e, num mesmo lugar, realizar uma série de serviços”.

“O governo vem trabalhando, ao longo dos anos, para facilitar a vida das pessoas, diminuir o tempo de espera e desburocratizar os serviços. E o programa Poupatempo, que nós aprovamos na Assembleia Legislativa, tem esse objetivo, que é permitir que as pessoas possam utilizar mais de 200 serviços ofertados pelo governo do Estado num único local”, destacou o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi.

UNIDADES – Além do Boa Vista, Curitiba conta também com unidades no Shopping Estação, na região Central, e no Park Shopping Boulevard, no Xaxim. Também já foram inauguradas outras nove unidades na Região Metropolitana e no Interior do Estado, em Colombo, São José dos Pinhais, Araucária, Foz do Iguaçu, Cascavel, Londrina, Ponta Grossa, Maringá e Umuarama.

Juntas, as unidades já realizaram cerca de 360 mil atendimentos em todo o Estado, segundo Leandro Moura, superintendente estadual de Governança e Dados, órgão responsável pela implantação. “O conceito do Poupatempo já está consolidado no Estado. Como as inaugurações estão reverberando bastante nas mídias, a população já associa o serviço público à palavra Poupatempo e está procurando o atendimento. Aqui no Boa Vista, mesmo antes da inauguração, a média já era de 600 atendimentos por dia, com a expectativa agora de ultrapassar os mil atendimentos diários”, disse.

O prefeito Eduardo Pimentel salientou que as três unidades de Curitiba estão localizadas em pontos estratégicos da cidade, atendendo a população que vive ou circula pelas regiões Central, Norte e Sul da Capital. “A instalação do Poupatempo foi pensada estrategicamente, para atender três pontos importantes da cidade. Aqui no Boa Vista, ele fica entre o Terminal do Cabral e o Santa Cândida, na linha Norte-Sul, uma das mais utilizadas da cidade, além de estar perto de estações-tubo, o que torna fácil para a população curitibana chegar até aqui”, disse.(AEDN).