Inovação: inscrições para Passaporte Veicular Digital encerram na segunda-feira

Quase 700 proprietários já se inscreveram. Cada veículo receberá um token único, vinculado ao número do chassi, permitindo que todas

Quase 700 proprietários já se inscreveram. Cada veículo receberá um token único, vinculado ao número do chassi, permitindo que todas as informações sejam rastreadas de forma segura, imutável e acessível ao longo de toda a vida útil do automóvel.

Cerca de 700 proprietários de veículos de todo o Paraná já se candidataram ao projeto-piloto que está sendo desenvolvido pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) e o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) para “transformá-los” em ativos digitais. O prazo final para os interessados acaba na segunda-feira (23).

Os proprietários interessados, ao se credenciarem no site do Detran, vão obter o Passaporte Veicular Digital, iniciativa inédita no Brasil e um dos projetos mais inovadores na área de mobilidade e tecnologia no País.

Cada veículo receberá um token único, vinculado ao número do chassi, permitindo que todas as informações sejam rastreadas de forma segura, imutável e acessível ao longo de toda a vida útil do automóvel. Funciona como uma identidade eletrônica do veículo, reunindo dados que vão desde as informações de fábrica até histórico de revisões, quilometragem, seguros, financiamentos, ocorrências e transferências.

O projeto-piloto durará 120 dias e será acompanhado por um Comitê Gestor formado por equipes técnicas das duas instituições, que se reunirá quinzenalmente para validar marcos e entregas.

As informações do Passaporte Veicular Digital estarão disponíveis no site e no aplicativo do Detran-PR através do login de usuário, a partir do dia 2 de março deste ano, por um prazo de 60 dias.

CRITÉRIOS – Veículos de qualquer ano e modelo poderão participar do projeto, incluindo moto e caminhão. Todo o processo se dará de forma online, a partir da informação dos dados do veículo, dispensando a necessidade de deslocamentos presenciais até as unidades do Detran-PR, por exemplo.

META – A partir do projeto, a intenção é que o Passaporte Veicular Digital seja implantado definitivamente e de forma integral no Estado até o fim de 2026, com a meta de inserir toda a frota estadual no banco de dados nos próximos anos, disponibilizando todas as informações possíveis sobre cada veículo.(AEDN).