Leão XIV é o novo Papa

Com o nome de Leão XIV, o cardeal americano Robert Prevost, 69 anos, foi eleito o líder da Igreja Católica nesta quinta-feira,

Com o nome de Leão XIV, o cardeal americano Robert Prevost, 69 anos, foi eleito o líder da Igreja Católica nesta quinta-feira, 8 de maio. Este é o primeiro Pontífice proveniente dos Estados Unidos. O cardeal viveu como missionário no Peru de 2014 a 2023, onde foi nomeado bispo de Chiclayo, uma cidade peruana.

O bispo da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão, Dom Edgar Xavier Ertl, concedeu entrevista à imprensa abordando aspectos importantes do novo pontífice e que foi uma surpresa conduzida pelo espírito Santo. Leão XIV é um Papa com experiência pastoral, pois trabalhou com missionário por vários anos no Peru. Esse carisma vai contribuir para o pontificado, diz Dom Edgar: “Um Papa que tem uma experiência missionária. A Igreja na sua essência é missionária. A sua experiência pastoral, em terras da América latina, também vai pontuar o seu pontificado.”

O novo Papa foi um homem de grande confiança de Francisco que o nomeou bispo, o fez cardeal e trabalhava em Roma como prefeito do dicastério para os bispos.  Dom Edgar orienta aos padres da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão que já nas celebrações das missas seja citado o novo Papa: “A partir desse momento, já o citando, a Igreja toda já está rezando, agradecendo a Deus pela eleição que tivemos.”

Finalizou Dom Edgar dizendo que o cardeal Robert Prevost é o homem indicado para o tempo presente, é o homem que a Igreja precisa agora: “Deus seja louvado, gratidão eterna pelo novo Papa, isso é ressurreição, isso é vida, celebrar com gratidão pelo papa Francisco e agora por Leão XIV”.