Notícia Boa Paraná: podcast destaca formação inovadora da educação no Estado

O convidado desta edição do podcast é o secretário da Educação, Roni Miranda, que fala sobre a ampliação de programas

O convidado desta edição do podcast é o secretário da Educação, Roni Miranda, que fala sobre a ampliação de programas estratégicos para o ensino público. Um dos destaques do episódio é o protagonismo do Paraná ao oferecer uma formação inovadora.

Investir no futuro por meio do cuidado com os jovens paranaenses é o tema do episódio desta semana do podcast Notícia Boa Paraná. O convidado é o secretário da Educação, Roni Miranda, que fala sobre a ampliação de programas estratégicos para o ensino público.

Produzido pela Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), o programa tem como marca registrada um bate-papo descontraído sobre temas relevantes para o desenvolvimento do Estado. Os episódios podem ser acompanhados em áudio e vídeo no canal oficial do Governo do Estado no YouTube e no Spotify.

Um dos destaques do episódio é o protagonismo do Paraná ao oferecer uma formação inovadora. Neste ano, ganha evidência o Curso Técnico em Inteligência Artificial e Dados, voltado a estudantes do Ensino Médio. A formação estará disponível em 32 colégios, atendendo cerca de dois mil alunos, em parceria com o Senac e o Senai

Atualmente, são oferecidos mais de 45 cursos técnicos integrados ao ensino regular, distribuídos em 77 escolas em todo o Estado. Em quatro anos, a educação profissional cresceu quase 350%, saltando de 11 mil estudantes matriculados em 2021 para cerca de 50 mil em 2025.

Outra novidade prevista para 2026 é a adesão de escolas em tempo integral ao modelo cívico-militar, que passará a contar com 345 unidades. A proposta combina o ensino integral com a disciplina militar, visando à melhoria da aprendizagem e do ambiente escolar.

A oferta do ensino integral também apresentou crescimento expressivo no Paraná. Em 2019, eram 73 escolas; em 2025, o número subiu para 412 instituições em 228 municípios. Nessa modalidade, a jornada é de nove horas diárias, com cinco refeições, atividades pedagógicas diferenciadas e uma formação completa, que inclui esportes, cultura, tecnologia e projeto de vida.

NA TV – Além das redes sociais, o podcast também pode ser acompanhado pela TV Paraná Turismo. A programação está disponível no Canal 9.1 UHF (TV aberta em Curitiba e Região Metropolitana) e no Canal 509 da Claro/NET. Com a instalação de novos transmissores, o sinal está sendo ampliado para outras regiões do Estado. Em nível nacional, a emissora pode ser assistida pelo Canal 236 da Banda Ku, Canal 66 da SKY TVRO e pela frequência 3985 do satélite Star One D2, além de outras operadoras de TV por assinatura.(AEDN).