Postos de orientação turística do Estado registram 49 mil atendimentos no Verão Maior
As ações ocorreram em 11 postos fixos distribuídos pelo Litoral e pela região Noroeste, além de uma estrutura itinerante que
A Secretaria de Estado do Turismo (Setu) realizou 49.238 atendimentos a moradores e visitantes durante o Verão Maior Paraná, ao longo de janeiro de 2026. As ações ocorreram em 11 postos fixos distribuídos pelo Litoral e pela região Noroeste, além de uma estrutura itinerante que percorreu outros 19 pontos em balneários e áreas de grande circulação, ampliando o acesso às informações turísticas e aos serviços do Estado.
Os espaços ofereceram orientação sobre atrativos, roteiros e deslocamentos, apoio ao visitante, empréstimo de guarda-sóis, atividades recreativas para famílias e aplicação da Pesquisa Verão Maior Paraná 2026, que trará dados sobre perfil dos visitantes, hábitos de consumo e avaliação dos serviços. O levantamento subsidia o planejamento das políticas públicas para o setor e terá seus resultados apresentados ainda em fevereiro de 2026.
Para o secretário de Estado do Turismo, Leonaldo Paranhos, a presença da equipe em diferentes frentes contribuiu para qualificar a experiência de quem escolheu o Paraná como destino. “Estar onde o veranista está faz toda a diferença. Foram mais de 49 mil atendimentos, com informação clara, acolhimento e serviços que dão segurança e conforto. O turismo começa no bom atendimento, e é isso que o Estado oferece ao longo de toda a temporada”, afirma.
O atendimento foi realizado por servidores, coordenadores e acadêmicos bolsistas de Turismo, previamente capacitados sobre os destinos do Paraná, protocolos de recepção e coleta de dados. A atuação integrada permitiu ampliar a cobertura diária dos pontos fixos e reforçar as abordagens em áreas de maior fluxo.
O modelo itinerante foi um dos diferenciais da operação. A van da Setu levou orientação a balneários menores e locais mais afastados das estruturas principais, garantindo capilaridade ao serviço. Segundo o coordenador de Inovação da Setu, Paulo José Custódio, a estratégia aproxima o poder público do visitante. “O posto itinerante complementa os pontos fixos. É uma forma de alcançar todo o Litoral. Com o bom atendimento e a boa experiência procuramos gerar fluxo também para outros destinos no Paraná”, explicou.
Além da orientação, os postos contaram com jogos interativos, dinâmicas educativas e ações de divulgação dos destinos paranaenses, estimulando o interesse por outras regiões do Estado. As atividades ajudaram a atrair famílias e criar momentos de permanência nos espaços, facilitando o diálogo com o público.
A estrutura foi aprovada pelos visitantes. O turista Jonatas Rodrigo de Santos, de Palmeira, destacou a organização do atendimento. “É uma estrutura completa, que atende todos os públicos e melhora a cada ano”, disse. Já Joelmir de Souza Dias, de Umuarama, ressaltou os investimentos no Litoral. “Dá para ver que o Governo investiu forte. Como turistas, a gente aproveita melhor quando tem orientação e apoio”, afirmou.(AEDN).
