Oscar das artes cênicas elege Teatro Guaíra como melhor casa de espetáculos do Brasil
A vitória histórica foi anunciada na noite deste domingo (23) pela Academia de Artes no Teatro do Brasil (ATEB) em
O Teatro Guaíra venceu a categoria de Melhor Casa de Espetáculos do Brasil no Prêmio Cenym 2025, reafirmando sua posição de destaque no cenário cultural brasileiro. A vitória histórica foi anunciada na noite deste domingo (23) pela Academia de Artes no Teatro do Brasil (ATEB) em Aracaju, no Sergipe. Também figuravam entre os finalistas o Palácio das Artes (Belo Horizonte), o Teatro Porto (São Paulo), o Teatro Riachuelo (Natal) e o Teatro Cidade das Artes (Rio de Janeiro).
O Cenym é conhecido como o “Oscar do teatro brasileiro”. É a principal premiação dedicada às artes cênicas no País. Criado em 2001 e com abrangência nacional desde 2007, o prêmio é dedicado aos principais destaques do ano na área teatral em mais de 30 categorias, e que abrangem desde aspectos artísticos até os técnicos. A escolha dos indicados e vencedores é feita exclusivamente por membros da Academia, formada por profissionais que atuam no teatro brasileiro.
Esta foi a primeira vez que o Centro Cultural Teatro Guaíra participou da premiação. Também foi o único representante do Sul do Brasil. A avaliação levou em conta a qualidade técnica do espaço, programação e contribuição cultural para as artes cênicas brasileiras. O espaço encerrou 2024 com números históricos de público: mais de 413 mil pessoas.
Para Cleverson Cavalheiro, diretor-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra, essa vitória valoriza o trabalho realizado por todos os servidores, técnicos e artistas que trabalham no Teatro Guaíra. “Esta premiação é o reconhecimento que estamos no caminho certo: mais do que um espaço, somos um centro vivo de produção cultural e estamos levando o nome do Paraná para todo o Brasil. Só temos que agradecer a Academia de Artes no Teatro do Brasil e a todos os profissionais que votaram pela escolha do Teatro Guaíra como o melhor teatro do Brasil em 2025”, disse.
A secretária de Estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, destacou que o Centro Cultural Teatro Guaíra vive seu melhor momento. “Recebemos a notícia deste prêmio com uma alegria que transborda, é uma emoção indescritível ver o Teatro Guaíra, esse gigante tão querido e tão importante para a história e para a cultura, ser premiado no Oscar do teatro nacional. O Centro Cultural Teatro Guaíra com certeza vive o seu melhor momento, com espetáculos sempre cheios, público diverso, e o maior investimento em reforma e modernização: R$ 50 milhões liberados pelo governador Ratinho Junior”, disse.
“O Prêmio Cenym reconhece não apenas a grandiosidade do Guaíra, mas o cuidado e a valorização desse patrimônio vivo e a dedicação apaixonada de todas as pessoas que constroem esse espaço diariamente. É uma vitória da nossa arte, do nosso público e de todo o Paraná”, complementou.
O Teatro Guaíra celebrou 140 anos em 2024. Projetado pelo arquiteto Rubens Meister, o Teatro Guaíra começou a ser construído em 1951 como parte da celebração do Centenário da Emancipação Política do Paraná. O primeiro espaço foi inaugurado em 1954, o Pequeno Auditório Salvador de Ferrante, o Guairinha.
Programado para ser finalizado em 1971, o Grande Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto, o Guairão, foi inaugurado em 1974, depois de um incêndio de grandes proporções atingir a estrutura quatro anos antes. Por fim, o Miniauditório Glauco Flores de Sá Brito, o terceiro espaço que compõem o complexo, abriu para o público em 1975.
O edifício, que é um marco da arquitetura modernista em Curitiba, foi tombado pelo Patrimônio Cultural do Estado do Paraná em 2003. É um dos maiores complexos culturais da América Latina, com 16,9 mil metros quadrados e capacidade para 2,8 mil pessoas. O Centro Cultural Teatro Guaíra conta ainda com um quarto espaço, o Teatro José Maria Santos, localizado no bairro São Francisco e também tombado pelo Patrimônio Cultural do Estado.
A lista completa dos vencedores pode ser acessada AQUI.
PRÓXIMA PREMIAÇÃO – Após esta conquista inédita, a expectativa se volta ao Balé Teatro Guaíra, que pela primeira vez em sua história conquistou uma indicação ao Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). Este é também um dos mais importantes reconhecimentos das artes no Brasil. A companhia paranaense está entre os três indicados na categoria Elenco com o espetáculo “Contraponto”.
Esta é a segunda participação de um corpo artístico do Centro Cultural Teatro Guaíra nesta premiação. A primeira vez foi em 2000, quando a G2 Cia de Dança Teatro Guaíra ganhou o prêmio Estímulo APCA, pelas apresentações do espetáculo “O Tombo”. O resultado do Prêmio APCA deve ser divulgado em janeiro de 2026. (AEDN).
