PCPR prende 10 pessoas em operação contra o tráfico de drogas na região Sudoeste

Além das nove prisões preventivas, uma pessoa foi autuada em flagrante. As ordens foram executadas nas cidades de Palmas, Francisco

Além das nove prisões preventivas, uma pessoa foi autuada em flagrante. As ordens foram executadas nas cidades de Palmas, Francisco Beltrão, Pato Branco, Guarapuava, Mangueirinha e São João.

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu dez pessoas em uma operação deflagrada na manhã desta quinta-feira (11) contra uma organização criminosa composta por um núcleo familiar e investigada por atuar na distribuição de drogas em cidades da região Sudoeste do Estado. A ação aconteceu com o apoio da Policia Militar do Paraná (PMPR) e da Polícia Penal do Paraná (PPPR).

Com atuação de e cães de faro das três forças de segurança, os policiais cumpriram 35 mandados de busca e apreensão. Nos locais, foram apreendidas uma arma de fogo, porções de drogas e 18 celulares que serão periciados a fim de subsidiar o prosseguimento da investigação. Além das nove prisões preventivas, uma pessoa foi autuada em flagrante. As ordens foram executadas nas cidades de Palmas, Francisco Beltrão, Pato Branco, Guarapuava, Mangueirinha e São João.

Segundo o delegado Kelvin Bressan, a operação é resultado de três investigações que apuram a prática do tráfico de drogas na região. “Nestes inquéritos nós identificamos indivíduos que mesmo presos seguiam atuando ativamente na atividade ilícita. Essas investigações já contam com várias apreensões de drogas e hoje arrematamos o trabalho com as prisões preventivas dos envolvidos”, disse.

Uma das três investigações, que foi iniciada em maio deste ano, identificou que o grupo era liderado por um homem que está preso. “Ele seguia coordenando integralmente as operações de tráfico por meio de uma estrutura operacional externa, composta majoritariamente por familiares e uma rede de facilitadores e distribuidores, que executavam materialmente as ordens recebidas”, afirmou a delegada Alini Simadon.

Ao longo das apurações, foram identificadas diversas apreensões de entorpecentes ligados aos suspeitos. Em março, um primo do líder do grupo foi preso em posse de mais de um quilo de cocaína. Em maio, outros dois homens foram presos com mais de 13 quilos de maconha.

Em julho, já durante a investigação, um irmão e um primo do mesmo indivíduo foram presos em flagrante enquanto transportavam quase 17 quilos de maconha em um veículo que pertencia à mãe dele.

A operação visou apreender elementos de prova para o aprofundamento da investigação e a total desarticulação da organização criminosa. Os presos foram encaminhados ao sistema penitenciário.(AEDN).