Plataformas digitais do Estado garantem alto desempenho dos alunos no Enem e vestibulares

Alana Becker, do Colégio Cívico-Militar Novo Horizonte, de Toledo, é um exemplo do suporte ofertado pelas ferramentas Enem Paraná e

Alana Becker, do Colégio Cívico-Militar Novo Horizonte, de Toledo, é um exemplo do suporte ofertado pelas ferramentas Enem Paraná e Redação Paraná. Ela alcançou 920 pontos na redação do Enem, ficou em 1º lugar em Biologia na UTFPR e em 4º lugar na Unioeste, no mesmo curso. No Vestibular 2026 da UFPR alunos estaduais compuseram 48% dos aprovados.

O desempenho dos estudantes da rede estadual do Paraná em exames de larga escala tem sido destaque, e as aliadas nesse resultado são as plataformas Redação Paraná e Enem Paraná, ambientes digitais criados para fortalecer a produção textual e preparar os alunos para avaliações como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares.

Essas plataformas integram recursos pedagógicos e tecnológicos da Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) para apoiar o ensino da Língua Portuguesa e a preparação dos estudantes para avaliações externas, contribuindo para o alto desempenho dos alunos.

Um exemplo é a estudante Alana Becker, do Colégio Cívico-Militar Novo Horizonte, de Toledo, que alcançou 920 pontos na redação do Enem, ficou em 1º lugar em Biologia na UTFPR e garantiu também o 4º lugar na Unioeste, no mesmo curso. Para Alana, com a prática constante na Redação Paraná foi possível ver como melhorar a escrita para alcançar seus objetivos.

“Tínhamos um conjunto de cinco ou seis redações por trimestre na plataforma, não eram todas de forma dissertativa argumentativa, também tinha artigos de opinião e outras formas de textos. O nosso professor sempre dava devolutivas e analisava conteúdo por conteúdo, para que assim nós pudéssemos realmente crescer e melhorar”, conta.

Uma demonstração do impacto positivo do uso das ferramentas foi o Vestibular 2026 da Universidade Federal do Paraná (UFPR): os alunos da rede estadual compuseram 48% dos aprovados. São 2.083 calouros provenientes da rede estadual de ensino.

As ferramentas digitais fazem parte da política de fortalecimento da aprendizagem na rede, conforme enfatiza o secretário estadual da educação, Roni Miranda. “As plataformas ampliam oportunidades, porque levam tecnologia educacional de qualidade a todos os estudantes. São recursos que estimulam a prática, dão autonomia e contribuem diretamente para que nossos alunos cheguem mais preparados aos grandes exames”, afirma.

PARA OS DOCENTES – Além de apoiar os estudantes, essas ferramentas educacionais também oferecem suporte direto aos docentes, com relatórios e indicadores que facilitam o acompanhamento individual e coletivo do desempenho das turmas, ampliando as possibilidades de intervenção pedagógica.

O professor de Língua Portuguesa João Vitor Correia, que acompanhou Alana Becker, destaca que o projeto também fortalece o trabalho em sala de aula. “Os alunos que produziram com mais frequência tiveram um desempenho melhor. Vejo que a plataforma pode auxiliar bastante os professores, pois é uma forma de entrar em contato com os alunos”, explica.

O caso de Alana se soma a um número crescente de estudantes da rede estadual que vêm alcançando ótimas notas na redação do Enem, evidenciando que o investimento em recursos digitais e em práticas de escrita orientada tem refletido diretamente nos resultados acadêmicos e nas oportunidades de acesso ao ensino superior.

Para a especialista em Recursos Educacionais Digitais da Seed-PR, Lorena Pantaleão, responsável pela coordenação de educação digital, os resultados positivos dos estudantes simbolizam um movimento maior, a importância de unir inovações tecnológicas e a educação. “Tecnologia e pedagogia juntas favorecem metodologias mais eficazes, feedbacks rápidos e maior autonomia dos estudantes na preparação para avaliações nacionais”.

SUPORTE AO APRENDIZADO – A Redação Paraná utiliza inteligência artificial para analisar as produções textuais dos alunos, avaliando critérios como coesão, coerência, gramática e argumentação, além de oferecer devolutivas personalizadas em tempo real, com disponibilização de propostas específicas seguindo o modelo utilizado no Enem.

Já a plataforma Enem Paraná amplia a preparação dos estudantes ao oferecer simulados, trilhas de estudo e conteúdos alinhados à matriz de referência do Exame Nacional do Ensino Médio. O ambiente digital permite que os alunos acompanhem o próprio desempenho, identifiquem áreas que precisam de reforço e desenvolvam uma rotina de estudos mais estratégica, aproximando a experiência de aprendizagem da realidade das provas e fortalecendo a confiança para os processos seletivos.

REDE – A rede estadual de educação do Paraná reúne quase 1 milhão de estudantes do Ensino Fundamental (anos finais), Ensino Médio e Ensino Técnico Profissionalizante. Os alunos estão distribuídos em aproximadamente 2,1 mil escolas regulares e especiais, presentes em todos os municípios do Estado. (AEDN).