Projetos arquitetônicos das novas bases das forças de segurança avançam no Paraná
Ao todo, são 27 projetos para Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Científica, que representam um investimento estratégico na
O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Planejamento (SEPL) e Paraná Projetos, realizou a entrega de parte dos projetos que irão padronizar e fortalecer as bases das forças de segurança em todo o Estado. Ao todo, são 27 projetos, que representam um investimento estratégico na melhoria da infraestrutura e no atendimento à população
O secretário do Planejamento, Ulisses Maia, e o diretor de Planejamento e Projetos do Paraná Projetos, Célio Watter, estiveram reunidos com o secretário de Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, na sede da Secretária de Estado da Segurança Pública (SESP), para realizar a entrega oficial.
São projetos que preveem novas sedes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Científica e outras estruturas estratégicas distribuídas por diversas regiões.
“Essa é a primeira vez que haverá esse processo de construção, seguindo um padrão. A previsão é que as licitações ocorrem no primeiro trimestre de 2026, para, em seguida, já começarem as obras. Esse é um legado muito importante que o Governo do Paraná deixa para o povo paranaense, proporcionando mais segurança para todos”, comentou Ulisses Maia.
As secretarias do Planejamento e de Segurança Pública seguem trabalhando em conjunto no aprimoramento dos projetos até as licitações. “A padronização dessas novas unidades traz eficiência, agilidade e economia. Estamos modernizando a estrutura das nossas forças com projetos sólidos, funcionais e preparados para o futuro”, apontou Teixeira.
Entre os projetos entregues estão as novas sedes das seguintes unidades:
- 9º BPM – 4ª Companhia PM da Ilha do Mel (Paranaguá);
- Seção de Bombeiros de Castro;
- Seção de Bombeiros de Piraquara;
- Polícia Científica – Posto Avançado de Loanda;
- Polícia Científica – Unidade de Execução Técnico-Científica Básica de Telêmaco Borba;
- Polícia Científica – Unidade de Execução Técnico-Científica Básica de Cianorte;
- 22º Batalhão PM de Colombo;
- 30º Batalhão PM de Londrina;
- 31º Batalhão PM de Assis Chateaubriand;
- Subagrupamento Independente de Bombeiros de Santo Antônio da Platina.
EQUIPAMENTOS MODULARES – Os projetos entregues são formados com equipamentos modulares, que são a padronização e sistematização dos projetos arquitetônicos das edificações que abrigarão as forças de segurança.
O projeto tem como objetivo fornecer ao poder público uma solução arquitetônica universal e unificada, que simplifique o processo de elaboração e implantação de novos edifícios públicos nas diversas cidades do estado.
Com isso, o projeto prevê um bloco-base, com as instalações mínimas, organizado em uma grade quadriculada. Esse bloco-base é padronizado e possibilita flexibilidade para adaptações internas, conforme a necessidade de tipologias, portes, usos e implantações.
IDENTIDADE VISUAL – Cada força de segurança possui sua própria identidade, não só no aspecto visual e de marca, mas também no senso de pertencimento dos próprios membros, sejam eles civis ou militares. Por isso, essa identidade deve estar representada nas edificações. Por meio das cores da marca, do ritmo da fachada e linhas retas, diretas, que reflitam a seriedade e a coesão dessas forças
Com isso, os projetos já preveem as cores base e de destaque de cada força, sendo a Polícia Científica, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar. As fachadas frontal e laterais de cada um deles, assim como as respectivas garagens para viaturas, totens e demais elementos arquitetônicos estão todos planejados.(AEDN).
