Rede estadual: professores debatem práticas pedagógicas inovadoras e interdisciplinares
O objetivo é estimular o uso de novas metodologias em sala de aula e fortalecer o debate acerca de práticas

Metodologias ativas e práticas pedagógicas inovadoras são o foco do Evento Formativo Investigação Saeb, que teve início nesta terça-feira (29), em Curitiba. Ao longo dos próximos dois dias, a iniciativa da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) reunirá mais de 300 professores e pedagogos na capital paranaense.
Participam do evento educadores que integram o programa Investigação Saeb, projeto-piloto desenvolvido em 28 escolas estaduais do Paraná com foco na preparação de estudantes para as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Lançada no primeiro semestre letivo de 2025, a iniciativa promove a realização de práticas pedagógicas interdisciplinares junto a alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio.
O objetivo do evento formativo é estimular o uso de novas metodologias em sala de aula e fortalecer o debate acerca de práticas pedagógicas inovadoras na construção do aprendizado. A programação segue até quinta-feira (31) e inclui oficinas sobre interdisciplinaridade, gamificação em sala de aula e habilidades necessárias aos estudantes do século 21.
Na cerimônia de abertura do evento, o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, destacou a importância da inovação no processo de ensino e aprendizagem. “A Investigação Saeb é mais um programa que o Governo do Estado para melhorar o desenvolvimento e a aprendizagem dos nossos estudantes em relação à Matemática e à Língua Portuguesa. É tornar os estudos muito mais interessantes e instigantes para meninos e meninas, porque, ao trazer um tema, um desafio, aguçamos a curiosidade e o interesse dos estudantes – e, assim, eles aprendem mais”, destacou.
“É mais uma ferramenta que colocamos à disposição dos nossos professores e professoras da rede estadual, para continuar fazendo a melhor educação do Brasil”, afirmou Miranda.
Para os profissionais que atuam diretamente com o projeto, a formação representa uma oportunidade de aprofundamento. “Esse evento conta hoje com 330 professores de 28 escolas que fazem parte do projeto Investigação Saeb. Nós iniciamos com o Investigação PISA, no primeiro trimestre, e agora estamos com foco no Saeb – com metodologias ativas, trabalho interdisciplinar e dois professores em sala. A formação é para ajudá-los a entender o funcionamento de uma metodologia tão diferenciada”, explicou Renata Virgínia Moura, coordenadora do evento e do Desafio Paraná.
Ela também ressaltou o impacto do evento na qualidade do ensino. “Cada vez mais, as avaliações internas e o desenvolvimento integral dos nossos alunos exigem um foco em habilidades, não apenas em conteúdos. Todo o trabalho formativo aqui é para que os professores compreendam a grandiosidade do que fazem: partir da habilidade para chegar ao conteúdo – e não o contrário”, completou.
Além de docentes e pedagogos, o evento formativo reúne técnicos pedagógicos da Seed-PR e dos Núcleos Regionais de Educação (NRE), responsáveis pelo acompanhamento do Investigação Saeb na ponta. A cerimônia de abertura contou, ainda, com a presença de diretores, chefes de departamento e coordenadores do programa.
INVESTIGAÇÃO SAEB – Desde o início do segundo trimestre letivo, mais de 4,6 mil alunos de 28 escolas estaduais participam do programa Investigação Saeb, desenvolvido por mais de 300 professores e pedagogos de diferentes regiões do Paraná.
A proposta pedagógica do programa se destaca pelo uso de metodologias ativas e situações-problema interdisciplinares. Para estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental, a ação é focada nos componentes curriculares de Ciências, Língua Portuguesa e Matemática, enquanto alunos da 3° série do Ensino Médio trabalham Língua Portuguesa e Matemática. As aulas do programa são ministradas de forma integrada, com ao menos dois professores – um de cada disciplina – em sala de aula ao mesmo tempo.
O Investigação Saeb conta com materiais didáticos produzidos pela Seed-PR e organizados em temáticas trimestrais para cada etapa de ensino. Desenvolvidas em ambiente virtual, por meio de gamificação, as atividades estimulam curiosidade, raciocínio lógico e autonomia de forma lúdica e investigativa.
Para os estudantes do 9º ano, o tema atual é “Exploradores de Elária”, inspirado pelo interesse dos adolescentes em investigações, séries e jogos envolvendo descobertas marítimas. Já para a 3ª série do Ensino Médio, o tema “A Tecnologia e a Sociedade” promove discussões sobre o impacto das novas tecnologias no dia a dia e no mercado de trabalho.
Além do foco nos conteúdos cobrados pelo Saeb, o projeto aborda componentes de toda a grade curricular, por meio de materiais disponibilizados digitalmente no site do Desafio Paraná. Os estudantes recebem atividades em formato de quizzes, que devem ser respondidos em equipes, enquanto os docentes têm acesso a orientações detalhadas para condução das aulas.
As propostas também envolvem desafios que extrapolam o conteúdo digital. Durante as aulas, os alunos são incentivados a produzir poemas, maquetes, desenhos e outras produções relacionadas ao tema estudado.
Ao final de cada atividade, um relatório automático é enviado ao professor com o desempenho dos estudantes, apontando acertos e erros, o que permite a retomada de conteúdos com maior precisão. As informações também possibilitam à Seed-PR mensurar o desempenho de turmas e escolas, identificando áreas que precisam de reforço ou recomposição na preparação para os exames.
SAEB – O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações realizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para avaliar a qualidade da educação básica no Brasil. Os resultados das provas servem como base para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Os investimentos em educação pública promovidos pelo Governo do Estado têm se refletido em bons resultados nos indicadores. Dados do Ideb 2023, divulgados em agosto do ano passado, revelaram que o Paraná tem a melhor educação do Brasil pela segunda edição seguida, tanto no Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) quanto no Ensino Médio.
As provas do Saeb são aplicadas a cada dois anos a estudantes de 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio de todo o Brasil. Em 2025, a aplicação das provas impressas está prevista para o período entre 20 e 31 de outubro, enquanto a realização dos questionários eletrônicos deve ocorrer entre setembro e novembro. A divulgação dos resultados geralmente acontece no início do primeiro semestre letivo seguinte à aplicação. (AEDN).