Sanepar 5.0: novo programa lançado na Espanha aposta na inovação e inteligência hídrica
Lançamento da companhia ocorreu durante o Spain Water Summit, o maior evento sobre água em língua espanhola, onde a Sanepar

A Sanepar lançou nesta quinta-feira (25) o Sanepar 5.0, programa que acelera a transformação digital da empresa e fortalece a inteligência hídrica no Paraná. O lançamento ocorreu durante o Spain Smart Water Summit 2025, um dos principais encontros internacionais do setor hídrico, que acontece em Madri, na Espanha, e faz parte da mais recente missão internacional do Governo do Estado à Europa.
O Sanepar 5.0 foca em cinco pilares estratégicos: infraestrutura digital e cibersegurança; inteligência de dados e gestão integrada; operações inteligentes e conectadas; experiência do cliente e serviços digitais; e conexão sustentável 5.0. Entre os resultados esperados estão a redução dos custos operacionais, maior confiabilidade e disponibilidade de ativos, diminuição das perdas de água e melhoria da experiência do cliente.
Os detalhes da iniciativa foram apresentadas durante um painel do evento Spain Smart Water Summit 2025, chamado “Insights vindos da América Latina: liderando a transformação digital da água em ambientes complexos”. A apresentação foi feita pelo diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley Lipski. Segundo ele, o Sanepar 5.0 reforça o compromisso da Companhia com a inovação, a eficiência e a sustentabilidade a partir da integração entre tecnologia, propósito e infraestrutura inteligente.
“Os investimentos constantes e crescentes que a Sanepar tem feito nos seus sistemas de abastecimento de água e de saneamento ambiental se revertem na melhoria da qualidade de vida da população. Com o Sanepar 5.0, estamos acrescentando o conceito da inovação digital e sustentável na nossa infraestrutura, operação e gestão, ampliando ainda mais os efeitos positivos do nosso trabalho aos paranaenses”, afirmou o diretor-presidente da Companhia.
Para alcançar os objetivos do novo programa, a Sanepar adotará soluções de Inteligência Artificial (IA), Gêmeos Digitais, Machine Learning, Internet das Coisas, Big Data e Business Intelligence, entre outros. O objetivo é tornar os serviços oferecidos aos 11 milhões de paraenses mais eficientes, resilientes e preparados para os desafios do futuro.
Entre as iniciativas estão o monitoramento de corpos hídricos e poços de esgoto, a redução de perdas de água nas tubulações com sensores dedicados, robôs, hidrofones inteligentes e imagens de satélite, além de ações de saneamento circular e regenerativo, transformando resíduos em biogás, fertilizantes e água de reuso, conectando tecnologias, processos e pessoas em todo o ciclo da água, do rio ao rio.
O programa também aposta na digitalização do atendimento ao consumidor, com medidores inteligentes, aplicativos, WhatsApp e Open Finance, proporcionando mais agilidade e eficiência nos serviços.
Inspirado no conceito japonês de Sociedade 5.0, o programa visa criar um ecossistema inteligente que promova melhorias na vida das pessoas, equilibrando digital, economia, sociedade e meio ambiente.
WATER SUMMIT – O Spain Smart Water Summit 2025 reúne cerca de 500 tomadores de decisão e equipes técnicas de utilities urbanas, empresas de tecnologia e integradores, organizações de fomento e investidores do setor hídrico. O evento é organizado pela iAgua – principal plataforma de comunicação e conhecimento sobre água em língua espanhola – em parceria com a ICEX, agência do governo espanhol voltada à promoção do comércio exterior e à internacionalização das empresas.
Entre os temas debatidos estavam a digitalização da rede e medição inteligente, operação resiliente e adaptação climática, tratamento avançado e economia circular, modelos de financiamento e PPPs, além de cibersegurança e interoperabilidade de sistemas.
A Sanepar foi a única empresa brasileira convidada para o evento, cujo case foi apresentado como exemplo ao lado de outras duas empresas latino-americanas. Um dos fatores que pesou no convite foram os altos indicadores de desempenho alcançados pela Companhia, além de sua abordagem de inovação para a sustentabilidade e internacionalização.
Atualmente, 100% da população dos 345 municípios atendidos pela Sanepar são abastecidos com água tratada, além de um índice de 80,4% de coleta de esgoto, sendo 100% dele tratado. A empresa, de capital aberto, conta com 503 mil acionistas, além de uma força de trabalho formada por 14 mil empregados diretos e indiretos.
AGENDA INTERNACIONAL – A participação da Sanepar no Spain Smart Water Summig 2025 integra a programação da mais recente missão internacional do Governo do Paraná à Europa, que ocorre entre os dias 24 e 29 de setembro, incluindo uma série de agendas na Espanha e Alemanha.
Liderada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, a comitiva paraense busca atrair investimentos, prospectar novos negócios e fortalecer parcerias nas áreas de saneamento, educação, pesquisa e inovação. Na Espanha, o governador também deve assinar um memorando de cooperação entre a Sanepar e o Grupo Acciona – multinacional especializada em infraestrutura e energias renováveis – para projetos estratégicos no Paraná.
Também há dois dias reservados ao Paraná Day, na Câmara de Comércio Brasil-Espanha, que reunirá autoridades brasileiras, empresas multissetoriais espanholas e companhias brasileiras para apresentar oportunidades de investimento. O foco será nas áreas de infraestrutura, geração de energia, saneamento, indústria automotiva, tecnologia e serviços financeiros.
Na Alemanha, a missão inclui visitas técnicas à empresa Carl Zeiss, referência mundial em óptica e equipamentos de precisão, e ao Planetário de Wolfsburg, um dos mais modernos do mundo. O objetivo é conhecer tecnologias aplicáveis ao desenvolvimento do Paraná, incluindo a construção do futuro planetário do Estado.
Ao longo da missão, Ratinho Junior e comitiva também vão se reunir com investidores, consultorias e organizações de fomento, visando consolidar parcerias estratégicas, atrair novos investimentos e expandir a atuação internacional do Paraná em áreas ligadas à inovação, tecnologia e sustentabilidade. (AEDN).