UFFS É PARCEIRA NO ATENDIMENTO AO PÚBLICO DO NOVO PLANETÁRIO DE SANTA IZABEL DO OESTE

Acadêmicos do curso de Física atuam em parceria extensionista, atendendo visitantes e operando telescópios para observação celeste A Universidade Federal

Acadêmicos do curso de Física atuam em parceria extensionista, atendendo visitantes e operando telescópios para observação celeste

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza é uma das instituições parceiras no funcionamento do recém-inaugurado Planetário Municipal de Santa Izabel do Oeste. A convite da Secretaria Municipal de Educação, os acadêmicos do curso de Física têm auxiliado nas visitações. A parceria fortalece a formação dos estudantes e, ao mesmo tempo, ajuda a difundir o conhecimento astronômico à comunidade.

Inaugurado no dia 3 de setembro, o Planetário Municipal de Santa Izabel do Oeste possui formato de cúpula e está localizado na Praça das Palmeiras, área central da cidade. O roteiro de visitação inclui uma sessão na cúpula e a observação celeste com auxílio de telescópio. São nesses momentos que os acadêmicos de Física da UFFS dão orientações ao público, o que torna a experiência ainda mais dinâmica e significativa.

A professora da UFFS, Viviane Scheibel de Almeida, explica que o planetário é um centro de educação científica e cultural, além de contribuir para despertar o interesse dos visitantes pela astronomia e pelas ciências em geral. “Além de sua função educativa, o planetário contribui para a popularização da ciência, aproximando o público do conhecimento científico e incentivando a curiosidade, o pensamento crítico e a busca por novos saberes”, destacou.

 Como funciona o atendimento

Os acadêmicos do curso de Física são divididos em duas frentes de atuação. Uma parte fica no interior da cúpula do planetário, auxiliando nas sessões imersivas que explicam fenômenos astronômicos. A outra parte opera um telescópio na área externa, realizando observações do céu noturno com o público que aguarda a próxima sessão na cúpula.

“O telescópio permitirá, dependendo da data e das condições climáticas, a visualização da Lua e de planetas como Saturno, que estará visível na nossa região entre os meses de setembro e novembro. Também trabalharemos na identificação de constelações a olho nu”, detalhou a professora Viviane Scheibel de Almeida.

O espaço tem capacidade para 29 pessoas e a visita dura em média de 10 a 30 minutos. A programação dos filmes exibidos no Planetário é adaptada conforme a faixa etária do público.

 Projeto de educação e turismo

A coordenadora pedagógica e de Turismo e Cultura, Eliane Salete Vendruscolo, explica que o Planetário é um projeto prioritariamente educacional e turístico para o município de Santa Izabel do Oeste. “Este é um projeto inovador, já que se trata de um equipamento público que poderá agregar muito conhecimento a nossa comunidade, bem como se tornar um ponto turístico, já que não existe algo assim na nossa região”, comentou. A instalação do equipamento foi realizada com recursos da Secretaria Municipal de Educação, e principalmente do apoio do prefeito Jean Catto.

A parceria com a UFFS também foi destacada, já que o auxílio do curso de Física na visitação contribui para a imersão do público, conforme disse Eliane: “Hoje existe uma preocupação muito grande em relação à matemática e ao português, mas também precisamos explorar outras áreas. O planetário é interdisciplinar e vai permitir trabalhar conteúdos que, muitas vezes, ficam restritos à teoria da sala de aula, trazendo-os para a prática. Além disso, a parceria com a UFFS complementa esse propósito e, de certa forma, pode inspirar os estudantes da região a criarem uma admiração pelo universo e pela Física”.

 Agendamento

As visitas ao planetário são realizadas mediante agendamento, com prioridade neste momento, para as escolas do município de Santa Izabel do Oeste. Demais escolas da região podem fazer o agendamento através do telefone 46 9921-0581, porém é necessário aguardar a ordem de chamada, pois já há fila de espera para a visitação. Em breve, será possível fazer o agendamento de forma on-line pelo site da Prefeitura de Santa Izabel do Oeste. O site está em construção. (Assessoria de Comunicação | UFFS)