Ministro da Saúde diz que governo federal fará entrega emergencial de medicamentos com a ajuda do Exército no Paraná caso seja preciso

Paraná tem 59 mil casos confirmados do novo coronavírus e 1.467 mortes. Secretário Estadual de Saúde disse que o estoque de medicamentos para sedação nas UTI’s no estado é suficiente só para mais três ou quatro dias.

O ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, disse, em entrevista coletiva, nesta quinta-feira (23), que, caso seja necessário, o governo federal fará uma entrega emergencial de medicamentos para o combate ao coronavírus nas UTI's do Paraná com a ajuda do Exército.

O ministro ressaltou que está centralizando uma licitação internacional para insumos de combate à pandemia, mas não deu detalhes sobre quais insumos estão sendo priorizados.

Na quarta-feira, o secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, alertou sobre a falta de medicamentos para manter os pacientes de Covid-19 sedados nas UTI's. Ele disse que o estoque no estado é suficiente só para mais três ou quatro dias. “A situação é muito grave e urgente”, afirmou.

O secretário disse ainda que o estoque desse tipo de medicamento que era para durar seis meses foi consumido em 35 dias. “Houve aumento de 500% na demanda”, afirmou.

Conforme Pazuello, essa ação de entrega emergencial de medicamentos também será feita e provavelmente necessária em outros estados brasileiros. “Não temos hoje um estoque de emergência capaz de abastecer 30 dias em cada lugar”, destacou.

 

Pedidos do Paraná ao governo federal

O anúncio do ministro da Saúde foi feito depois de uma reunião realizada pela manhã no Palácio Iguaçu, em Curitiba, que também reuniu o governador Ratinho Junior (PSD), o prefeito Rafael Greca (DEM), e os secretários estadual e municipal de Saúde, Beto Preto, e Márcia Huçulak.

Segundo o governo do Paraná, durante a reunião foram solicitados ao governo federal a renovação de 438 leitos de UTI adulto, 85 para UTI pediátrica e a habilitação de 303 novos leitos de UTI adulto. Conforme o governo estadual, o pedido foi atendido por Eduardo Pazuello.

A administração estadual também fez o pedido de anestésicos, 150 ventiladores mecânicos e 150 monitores para serem utilizados nas unidades de terapia intensiva. Sobre isso, o ministro afirmou que vai chegar, mas não apresentou nenhum prazo.

 

Recomendação de procura imediata ao médico

Eduardo Pazuello reforçou sobre a importância de buscar atendimento médico ao apresentar qualquer sintoma da Covid-19.

“O Paraná vem tomando todas as medidas que tem que tomar, mas a curva tende a crescer porque, neste momento, nós estamos no inverno no Sul e aumenta essa curva. Só que uma coisa é a curva crescente de contaminação e a outra coisas é a curva de óbitos. A consequência do óbito tem a ver com o que nós fazemos. Passa pela nossa mão”, declarou.

Segundo o ministro, se houver o atendimento nas unidades básicas de saúde das pessoas com qualquer sintoma e o diagnóstico clínico precoce da doença, a tendência é de que o paciente, devidamente medicado, se recupere rapidamente, sem que seja necessário o encaminhamento para uma UTI e tão pouco vir a óbito.

“As nossas UTI's precisam ser o nosso seguro de carro. A gente paga, mas não usa. Se Deus quiser, não precisaremos ver mais nenhum paranaense chegar em uma UTI. Que todos sejam tratados o mais rápido possível, com a medicação correta, e com o atendimento médico que precisa ter”, disse.

Fonte G1