DIA DO COLONO E MOTORISTA, UMA DATA PARA SE LEMBRAR

  A definição do 25 de julho como Dia do Colono deu-se em 1924, em meio às comemorações do centenário

 

A definição do 25 de julho como Dia do Colono deu-se em 1924, em meio às comemorações do centenário de vinda dos primeiros imigrantes ao Rio Grande do Sul. A data simboliza a chegada da primeira leva de imigrantes à Feitoria Real do Linho Cânhamo, que, posteriormente, constituiria a sede da cidade de São Leopoldo.

O Dia 25 de julho também é o Dia do Motorista em homenagem ao protetor dos motoristas e dos viajantes: São Cristóvão. Ele viveu provavelmente na Síria e sofreu o martírio no século III. “Cristóvão” significa “aquele que carrega Cristo” ou “porta-Cristo”. Seu culto remonta ao século V. De acordo com uma lenda, Cristóvão era um gigante com mania de grandezas.

No dia 5 de setembro de 1968 foi sancionada, pelo então presidente Artur da Costa e Silva, a Lei nº 5.496, que instituiu oficialmente o “Dia do Colono”, comemorado em 25 de julho de cada ano.

Embora não seja considerado um feriado Nacional, na Região do sudoeste do Paraná cidades fazem feriado. Com o feriado ou não, a data é comemorada com eventos, festas, desfiles, e homenagens especiais ao dia daqueles que merecem um reconhecimento especial diário, por que, com suas mãos semeiam e transportam o futuro do País.