Análise: Grêmio castiga rival no Gre-Nal, encerra jejum em grande estilo e tem chance de virar a chave
Time de Renato encaixou a marcação, venceu o Inter com autoridade e agora tem desafio de manter a regularidade. A
Time de Renato encaixou a marcação, venceu o Inter com autoridade e agora tem desafio de manter a regularidade.
A noite de domingo foi para todo gremista lavar a alma. A vitória por 3 a 1 no Gre-Nal serviu para o Grêmio recuperar a confiança, encerrar o jejum sem vitórias e aumentar a crise no rival. Porém, o desafio a partir de agora é manter o nível de competitividade para virar a chave na temporada.
O time do Grêmio soube se aproveitar do Gre-Nal. Renato usou sua expertise neste tipo de jogo e promoveu não só mudança tática, mas também na postura no time. O Tricolor engoliu o rival, foi superior em toda a partida, inclusive quando ficou com um a menos.
Antes mesmo dos 10 minutos, Kannemann acertou o bote em Johnny e a bola ficou com Suárez. A exemplo do que tinha sido no jogo contra o Cruzeiro, o uruguaio sacou um lance de gênio ao limpar dois marcadores com um drible e dar um lindo chute, no ângulo de Keiller, para abrir o placar.
O segundo gol do Tricolor demonstrou a diferença de concentração e entrega entre as duas equipes. Desde o início da jogada, Villasanti ganhou todas divididas, driblou Gabriel Mercado com facilidade, entrou na área e bateu cruzado para ampliar.
Aos sete minutos do segundo tempo, Kannemann recebeu o segundo cartão amarelo. Poderia ser um momento de fragilidade da equipe de Renato, mas mesmo assim o time seguiu sendo superior em temos de volume de jogo. Tanto que em um contra-ataque puxado por Suárez, Bitello fez o terceiro do Grêmio e liquidou o clássico com um jogador a menos em campo.
A vitória contundente do Tricolor chega para aliviar a tensão e encerrar o jejum em casa. A equipe não ganhava dentro da Arena desde o dia 8 de abril, na final do Campeonato Gaúcho. Além disso, vinha de uma sequência de quatro partidas sem vencer, mas interrompeu a marca negativa no clássico.
Mais do que isso, o resultado do Gre-Nal 439 serve também para a equipe retomar a confiança. Não só dos próprios jogadores, mas também da torcida com o time. Se no meio da semana, contra o Cruzeiro, os atletas saíram de campo sob vaias, na noite de domingo não faltou apoio vindo das arquibancadas.
Contra um rival abatido, o Grêmio usou o clássico para castigar o Colorado. Não só no desempenho em campo, mas também no contexto geral. A vitória empurra o Inter para baixo na tabela, na 14ª posição, e torna a permanência de Mano Menezes uma incógnita.
Início da virada de chave?
A grande questão é como o Tricolor irá se comportar daqui para frente. O desafio de Renato é manter uma regularidade no nível de mobilização e desempenho para os jogos seguintes.
A análise da atuação do Grêmio no clássico precisa ter a ponderação da qualidade do rival. O Inter vive uma crise, em todos sentidos, que só aumenta a cada semana. Claro, é preciso comemorar a vitória no Gre-Nal, mas ela não pode enganar jogadores e torcida.
Entre comissão técnica e diretoria, há o entendimento de que a marcação encaixou com o sistema com três zagueiros para esta partida. Se entendeu que nos jogos anteriores a equipe “correu errado” e isso interferiu nos últimos resultados negativos.
– Dependendo do que o treinador fala, é um esquema mais ofensivo em relação ao esquema com dois zagueiros. Com 10 jogadores conseguimos contra-atacar o adversário. Três zagueiros não é defensivo, às vezes é mais ofensivo – disse Renato.
O Gre-Nal tem tudo para ser uma virada de chave para o lado gremista. O que vai confirmar isso (ou não) serão as atuações seguintes. O Tricolor vivia seu pior momento na temporada, com uma sequência de insucessos, e encerrou com um passeio em campo diante do maior rival.
Após a partida, as reações de jogadores e dirigentes demonstravam até um certo alívio. No caminho do campo para o vestiário, os atletas passavam na zona mista comemorando mais que o habitual, aplaudindo. Alguns dirigentes participaram da comemoração.
O Grêmio terá a próxima semana livre em preparação para a próxima rodada do Brasileirão. O Tricolor não tem compromisso durante a semana e espera recuperar fisicamente alguns atletas. O elenco recebeu folga nesta segunda-feira e a reapresentação está prevista somente para terça. (GE).