Artilharia da Champions por país: Joselu faz Espanha tomar liderança do Brasil de última hora.

Atacante espanhol decide para o Real Madrid na semifinal, com dois gols no fim do jogo de volta contra o

Atacante espanhol decide para o Real Madrid na semifinal, com dois gols no fim do jogo de volta contra o Bayern de Munique, e devolve vice aos brasucas a apenas um jogo do fim da disputa.

Parecia tudo desenhado para uma virada épica do Brasil. Os dois gols de Vini Jr. na ida da semifinal davam ao Brasil a liderança do Ranking de artilharia por país na Liga dos Campeões 2023/24. A diferença, que já fora de sete gols para a Espanha, caía por terra. Acontece que o próprio Real Madrid, recorrente protagonista da competição, teve outro nome decisivo na partida de volta. Para azar dos brasileiros, um espanhol mudou o rumo da prosa.

Com dois gols após os 40 minutos do segundo tempo, Joselu devolveu sua pátria ao primeiro posto – e o Real a outra final de Champions. A um jogo do fim, a Espanha soma 39 gols. O Brasil tem 38 no total. Com 33 (e sem Mbappé), a França está longe da jogada. A decisão entre Real Madrid e Borussia Dortmund promete.

Brasil e Espanha fizeram dois gols cada nas duas pernas da semifinal – os citados anteriormente. Se Vini Jr. foi responsável pelo doblete no empate do Real Madrid em 2 a 2 na Alemanha, coube a Joselu os dois gols da virada de 2 a 1 em cima do laço no Santiago Bernabéu, sepultando as chances de o Bayern de Munique repetir final contra um rival local.

Brasil e Espanha são os reais postulantes ao título do ranking, mas o destaque da semifinal, na verdade, foi a Alemanha. No total, foram três gols marcados. Abrindo o confronto, o centroavante Füllkrug decretou o 1 a 0 para o Borussia diante do Paris Saint-Germain, em Dortmund. Na volta, o zagueirão Hummels garantiu a classificação do time da Muralha Amarela com o mesmo placar, fora de casa. O outro gol germânico foi de Sané, do Bayern, no empate com o Real na partida de ida.

As eliminações de Bayern e PSG deixaram ar de melancolia para os dois artilheiros da atual edição. O inglês Harry Kane(que até marcou de pênalti na ida contra os madridistas) segue sua rotina sem títulos. Já o francês Mbappé se despede do clube parisiense sem o tão esperado caneco da Champions.

Ambos fecharam participação com oito gols cada. Os mais próximos deles na lista de goleadores ainda vivos na disputa são Vini Jr. Rodrygo e Joselu, todos com cinco bolas na rede – todos do Real Madrid. Pelo Dortmund, o goleador é Füllkrug, que anotou três vezes.(GE).