Assistência uruguaia: Piquerez supera 2022 com menos jogos e vive melhor ano pelo Palmeiras

Jogador do Verdão dá sequência na posição que já teve Matías Viña, seu conterrâneo, como destaque; nesta temporada, ele é

Jogador do Verdão dá sequência na posição que já teve Matías Viña, seu conterrâneo, como destaque; nesta temporada, ele é o terceiro com mais passes para gol do elenco palmeirense.

Piquerez vive seu melhor momento pelo Palmeiras em participações em gol. Com menos da metade dos jogos disputados em comparação ao ano passado, o uruguaio já atingiu sua melhor marca em assistências desde que chegou ao Verdão.

Com o cruzamento para Artur abrir o placar contra o Coritiba, no domingo, o lateral uruguaio agora soma quatro passes para gol em 25 partidas disputadas na temporada.

Em 2022, Piquerez deu três assistências em 52 jogos pelo Verdão, o que rendeu ao atleta uma média de um passe para gol a cada 17 partidas. Na temporada atual, a média do uruguaio atualmente é de uma assistência a cada seis jogos.

A maior participação decisiva no jogo ofensivo coloca Piquerez em destaque entre os principais garçons do elenco palmeirense. Atualmente ele é o terceiro com mais passes para gol, atrás de Raphael Veiga, com oito, e Dudu e Rony, com cinco cada.

O desempenho atual contrasta com a expectativa inicial criada com sua contratação, em 2021. Na época, o atleta era avaliado como uma opção mais defensiva – Jorge era visto como alternativa ofensiva para a posição – e chegou até ser utilizado como terceiro zagueiro em uma das variações táticas promovidas pela comissão de Abel Ferreira.

No fim de semana, contra o Coritiba, Piquerez cruzou do meio de campo para Artur, dentro da área, marcar. Naquele jogo, o uruguaio apareceu mais por dentro, quase como um meia, e deixou Dudu aberto na ponta-esquerda.

Com movimentações mais ensaiadas, o Palmeiras aprimorou a sua bola aérea, que hoje é uma das principais armas do time. Em 2023, Piquerez, segundo o Wyscout, conseguiu 17 cruzamentos certos de 64 tentativas. No ano passado, esse número foi de 34 certos de 116. Em passes curtos e longos, as estatísticas também mostram um pé mais calibrado do uruguaio.

Defensivamente, é de se destacar a constância de Piquerez. Em 2022, sua média de duelos ganhos por jogo era de 15,6, em 2023 é de 15. Já a média de interceptações por partida foi de 4,5 no ano passado para 4,7 este ano.

Receita uruguaia

Piquerez vem dando sequência a uma receita uruguaia que deu certo na lateral esquerda do Palmeiras. Antes dele, Matías Viña, que hoje atuou pelo Bournemouth, da Inglaterra, na última temporada – ele está emprestado pela Roma -, era o dono da posição.

O lateral, que saiu do Palmeiras em 2021, deixou o Verdão com dez assistências em 70 jogos. Sua melhor temporada, inclusive, pode ser superada por Piquerez.

Em 2020, Viña deu sete passes para gol em 48 jogos, além de ter feito três gols. Antes disso, o Verdão teve na posição nomes como Diogo Barbosa, Egídio, Victor Luis e Renan após a aposentadoria de Zé Roberto.(GE).