Política

Assembleia e Itaipu debatem a importância estratégica da água

“A água é hoje uma preocupação mundial. É o Brasil, como detentor das maiores reservas hídricas do planeta não poderia se excluir desse debate”, a afirmação é do presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), ao comentar a importância da Assembleia Legislativa do Paraná neste grande debate. A Assembleia realizou, na manhã desta quarta-feira (27), por iniciativa do deputado Subtenente Everton, o Seminário: Água, Defesa do Brasil e do Paraná. Antes do evento, aberto por Traiano, o general, acompanhado pelo general de divisão, Carlos Russo Assumpção Penteado, comandante da 5ª Divisão de Exército, deputados e técnicos da Itaipu foram recebidos pelo presidente da Assembleia em seu gabinete.

Os projetos de infraestrutura em todo o estado e as ações da Itaipu Binacional em favor dos municípios paranaenses estiveram na pauta do encontro, no gabinete da Presidência, entre Traiano (PSDB), o primeiro secretário, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), e o diretor-geral brasileiro da estatal energética, General Joaquim Silva e Luna. Também participaram do encontro os deputados Hussein Bakri (PSD) e Subtenente Everton (PSL), e o comandante da 5ª Divisão de Exército Brasileiro, general Carlos José Russo Assumpção Penteado.

Foram debatidas ações praticadas tanto pela Assembleia, quanto pela Itaipu Binacional, e também sobre a questão dos royalties pagos pela estatal os munícipios atingidos pela construção do lago que abastece a usina hidrelétrica. As obras de infraestrutura executadas pela estatal na fronteira oeste do estado, como a construção da segunda ponte entre Brasil e Paraguai, a ampliação do aeroporto de Foz do Iguaçu e a expansão do Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC), também localizado em Foz do Iguaçu.

“Estamos investindo em obras estruturantes para o estado do Paraná para deixar um ganho permanente para toda a sociedade paranaense. A nova ponte era demanda antiga da região, por exemplo, e nós abraçamos essa causa. No aeroporto estamos ampliando sua capacidade para o estado receber cada vez mais turistas de todo o mundo. Além de estradas de acesso e obras dentro da usina para atender melhor os turistas. Afinal, a maior vocação da região de Foz do Iguaçu é o turismo e a Itaipu Binacional quer permitir que este setor cresça ainda mais”, explicou o general Silva e Luna.

Traiano ressaltou as ações praticadas pela Itaipu Binacional em prol do meio-ambiente em toda região oeste e sudoeste do estado. “Hoje a Itaipu é um símbolo mundial em relação às boas práticas de preservação ambiental. Principalmente nas questões de cuidados com a água, que é uma demanda da sociedade na qual a empresa realiza um trabalho admirável. Existem técnicos da Itaipu que permanentemente estão realizando estudos para fazer com que essa preocupação em relação às nossas matrizes fluviais, que são de extrema importância para o estado”, ressaltou. Após o encontro, todos os participantes se dirigiram ao Plenarinho da Casa para participar do Seminário "Água Defesa do Brasil e do Paraná", proposto pelo deputado Subtenente Everton.

À tarde, o diretor-geral da Itaipu, General Joaquim Silva e Luna, participou da sessão plenária e apresentou a todos os deputados as ações realizadas pela empresa.