Bom Jesus do Sul, no sudoeste do Estado, fortalece o comércio local por meio das compras públicas

No município, 100% da alimentação escolar é adquirida de fornecedores locais, garantindo produtos frescos e com maior valor nutricional

A Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (Lei Complementar nº 123), de 2006, estabelece uma série de benefícios e condições específicas para empresários de micro e pequenas empresas. Nas licitações, está assegurada, como critério de desempate, a preferência de contratação para as microempresas e empresas de pequeno porte. A Administração Pública de Bom Jesus do Sul, na fronteira do Paraná com a Argentina, tem se utilizado da legislação para fomentar a economia local. No município, toda a alimentação escolar é comprada de agricultores e comerciantes bonjesuenses.

Compras públicas no Sudoeste
Conforme estimativas do Sebrae/PR, da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop), Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná (Cacispar) e Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste do Paraná, parceiras no projeto Compra Sudoeste, as compras governamentais na região somam cerca de R$ 1 bilhão por ano. Em torno de 60%, ou R$ 600 milhões, acabam destinados para empresas de outras regiões.