Escola do Legislativo promove curso sobre o uso de Inteligência Artificial na administração pública
Evento, com apoio da Escola de Gestão do Paraná, é focado na inovação e na modernização da gestão pública. A

Evento, com apoio da Escola de Gestão do Paraná, é focado na inovação e na modernização da gestão pública.
A Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná promove, nos dias 7 e 8 de agosto, o curso “Inteligência Artificial nos Instrumentos de Planejamento de Contratações”. O evento, que terá início às 9 horas, acontece no Plenário da Casa de Leis, com o apoio da Escola de Gestão do Paraná (Seap), e é focado na inovação e na modernização da gestão pública.
“O curso vai auxiliar as pessoas que trabalham com o processo licitatório a utilizar as ferramentas mais modernas de inteligência artificial, visando modernizar, padronizar e garantir mais eficiência e economia na administração pública”, explicou o diretor da Escola do Legislativo, Jeulliano Pedroso.
A iniciativa está alinhada ao compromisso da Mesa Executiva da Assembleia em incorporar o uso de IA nos processos internos da Casa. “O evento reforça princípios que temos buscado consolidar, como a cooperação entre os entes públicos e o uso inteligente dos recursos públicos. Um mesmo investimento pode beneficiar o maior número possível de pessoas e instituições”, frisou ele.
Direcionado aos servidores estaduais e municipais, o curso será ministrado pela servidora da Seap, Adriana Nunes Maciel Pietrchak, e visa proporcionar conhecimento, compreensão e aplicação prática da inteligência artificial na elaboração do planejamento das contratações, observando as melhores práticas de governança e gestão.
A programação conta com um panorama do histórico da inteligência artificial; os princípios éticos envolvidos no uso da IA; e um módulo sobre técnicas de elaboração de prompts generativos, que ensina como formular comandos e perguntas eficazes para ferramentas de IA generativa, otimizando a obtenção de respostas e soluções personalizadas.
A parte prática do curso inclui a elaboração de Estudos Técnicos Preliminares (ETP) e de Termos de Referência (TR) com o apoio da IA, além de atividades de pesquisa de preços utilizando ferramentas inteligentes. A implementação de governança e a gestão de riscos com o auxílio da inteligência artificial também fazem parte da programação. (ALEP).