NA ITAIPU, RATINHO CONHECE PROJETOS E DEFENDE AGENDA POSITIVA COM A USINA

“Sinergia entre governo e usina é fundamental para o desenvolvimento do Estado”, diz governador

O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, reuniu-se com o diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, nesta quarta-feira, 12, em Foz do Iguaçu. Foi o terceiro encontro reservado entre as altas cúpulas atuais do governo e da Itaipu, o primeiro tendo Silva e Luna como anfitrião. Os outros dois foram no Palácio Iguaçu, em Curitiba.

Ratinho agradeceu a confiança da empresa em conceder ao Estado a administração da obra da segunda ponte entre Brasil e Paraguai, custeada pela margem brasileira da binacional, e debateu com o general diversos temas, como questões logísticas, a reabertura da Estrada do Colono e uma possível parceria com o Centro Internacional de Energias Renováveis–Biogás (CIBiogás) para transformar resíduos orgânicos em biometano.

“A sinergia entre o governo do Paraná e Itaipu é fundamental. A Itaipu tem um papel importantíssimo para o nosso desenvolvimento, tanto na questão econômica como na ambiental. Por isso, a nossa ideia é criar uma agenda positiva constante, para que isso possa sair do papel e ser transformado em qualidade de vida para a população”, declarou o governador.

Acompanharam Ratinho Júnior o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Márcio Nunes; o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex; e o diretor-geral da Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná, Fernando Furiatti. Pela Itaipu, participaram os diretores Cezar Eduardo Ziliotto (jurídico), Anatalicio Risden Junior (financeiro executivo) e o recém-empossado Luiz Felipe Kraemer Carbonell (Coordenação). O ex-diretor de Coordenação Newton Kaminski também estava presente.

Após a reunião no Centro Executivo, acompanhado pelo general Silva e Luna, o governador foi à usina de Itaipu para conhecer a planta de produção de biogás e biometano, administrada pelo CIBiogás e que abastece parte da frota dos veículos da binacional. A ideia é formalizar uma nova parceria, envolvendo a Sanepar e a Compagas, de forma a permitir que o projeto seja levado para todo o Estado.