Os eleitores estão de péssimo humor

Os cidadãos nativos andam de maus bofes. Olham a política e as eleições que se aproximam com grande desprezo. Há

Os cidadãos nativos andam de maus bofes. Olham a política e as eleições que se aproximam com grande desprezo. Há razões muito objetivas para que se comportem assim. Para a absoluta maioria a fase de vacas magras continua a mesma ou piorou desde que Temer assumiu. A vida só melhorou para 7,2% dos brasileiros. Permaneceu igual para 64,6%. E piorou para 26,9%. É o que mostra pesquisa de opinião do Instituto Paraná.

A percepção de que a vida piorou é maior entre os moradores do Nordeste e do Sudeste. É maior entre as mulheres. Maior entre os que têm entre 35 e 44 anos de idade. E maior entre os que têm apenas o ensino fundamental. De quem é a culpa por tanto descalabro e sofrimento? Ora, do governo, respondem os entrevistados. Dos políticos corruptos, agregam à observação.

Percebam que os candidatos às majoritárias se guiam por esses dados de pesquisa e constroem seus discursos na base onde dizer o que o povo quer ouvir. Depois de eleitos, bem, depois é outra história e tudo promete continuar como está.