Recadastramento Eleitoral e Biometria serão obrigatórios em Capanema

Eleitores terão até final de setembro para atualizar seus títulos e evitar que sejam bloqueados

Na tarde desta sexta-feira,26, estiveram no gabinete do prefeito de Capanema representantes da Justiça Eleitoral e prefeitos de Capanema, Planalto e Pérola D'Oeste para tratar da organização das atividades de recadastramento biométrico.
A partir do dia 13 de maio até 27 de setembro, todos os eleitores destes municípios serão obrigados a comparecer para atualização do seu título e recadastramento biométrico (aqueles que ainda não fizeram). Durante esse período será reforçado o efetivo de servidores para agilizar o atendimento.
Participaram da reunião os representantes do TRE-PR através do Presidente Gilberto Ferreira, juntamente com o Diretor Geral Valcir Mombach, a Coordenadora de Planejamento Estratégico Solange Maria Vieira e a Coordenadora de Comunicação Social Rubiane Barros Barbosa Kreuz, além dos prefeitos Américo Bellé (Capanema), Inácio Werle (Planalto) e Nilson Engels (Pérola D'Oeste), o Juiz Eleitoral Leonardo Lago, o Promotor Eleitoral Nielson Azeredo e o chefe do cartório eleitoral de Capanema Marcio Muller.
Vale ressaltar que as pessoas que não realizarem o procedimento, além do título bloqueado e do impedimento de exercer seu direito a voto, não conseguirão fazer registros na carteira de trabalho, terão o bloqueio de benefícios como o Bolsa Família, também impossibilidade de matricular-se em estabelecimentos de ensino ou prestar concurso público, entre outras situações que podem chegar inclusive ao bloqueio do CPF.
O TRE solicitou aos 3 municípios a cessão de 10 servidores para trabalhar no atendimento aos eleitores, eletricista, servente para limpeza, veículo com motorista, instalação de tendas, auxílio no transporte dos eleitores e apoio na divulgação de chamamento. Essas solicitações são compartilhadas entre os município da 107ª Zona Eleitoral.

SERVIÇO
O atendimento neste período também será em horário diferenciado, das 9 às 18 h. Os municípios também disponibilizarão formas de transporte àquele eleitores que não tiverem condições de realizar o deslocamento por conta própria. Mais informações sobre estes procedimentos serão repassadas nos próximos dias. Os atendimentos também poderão ser agendados na internet, garantindo maior comodidade a todos.
O eleitor precisa levar, no mínimo, os seguintes documentos para ser cadastrado biometricamente: documento oficial de identificação com foto (RG, CNH, Carteira Profissional, Passaporte, Carteira de Reservista ou Certificado de Alistamento Militar); comprovante de residência recente; comprovante de quitação do serviço militar (no caso da emissão do primeiro título, para homens com idades de 18 a 45 anos); e título eleitoral, se possuir.