Semana é marcada por novas estruturas hospitalares

Atendimentos nos hospitais de Ivaiporã e de Telêmaco Borba já começaram. A administração do hospital de Guarapuava foi confirmada. Ações solidárias também foram destaque no Estado.

A semana foi marcada por avanços significativos em estruturas hospitalares para fazer frente à pandemia no Interior do Paraná. O Hospital Regional de Telêmaco Borba recebeu o primeiro paciente nesta sexta-feira (5). A inauguração marcou o fim de uma espera de mais de dez anos desde a concepção do projeto e é emblemática para reforçar o atendimento contra a Covid-19 na região dos Campos Gerais.

O Hospital Regional de Ivaiporã também abriu as portas e vai atender 16 municípios do Vale do Ivaí com leitos exclusivos para atender pacientes moderados e graves durante a pandemia. O governador Carlos Massa Ratinho Junior confirmou, ainda, que o Hospital Erasto Gaertner, de Curitiba, vai administrar o Hospital Regional de Guarapuava, na região Centro-Sul do Paraná. A inauguração está prevista para este mês.

Essas três estruturas vão ajudar o Estado num momento de crescimento da curva de contágio. Nesta sexta-feira (5) o Paraná atingiu 6.347 casos e 227 óbitos, com média de 333 novos diagnósticos positivos desde segunda-feira (1º).

A Unidade de Apoio para Diagnóstico da Covid-19, administrada pelo Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), parte da estrutura da rede pública de testagem contra o novo coronavírus, recebeu nesta semana doações da Copel e da Compagas, importantes para reforçar o mapeamento em todo o Paraná. Também houve liberações financeiras para municípios que enfrentam a epidemia de dengue e para a conclusão do Hospital Oncopediátrico Erastinho.

Nas demais áreas, o Estado manteve a diretriz de modernização constante do programa de aulas a distância; alcançou alguns patamares econômicos relevantes para a retomada da economia, principalmente no corredor de exportação de soja e proteína animal; e introduziu tecnologia e acelerou o ritmo de obras para combater a crise hídrica.

O Governo do Estado ainda implementou a facilidade do BO eletrônico para atender casos de violência doméstica e redobrou a fiscalização sobre servidores estaduais que apareceram na lista de beneficiários do auxílio emergencial do governo federal.