Trifaseamento em Capanema – Pioneirismo no Paraná

Há anos existe uma exigência muito grande dos produtores capanemenses, referente a modernização da rede elétrica nas áreas rurais. Nos últimos

Há anos existe uma exigência muito grande dos produtores capanemenses, referente a modernização da rede elétrica nas áreas rurais. 
Nos últimos anos, houve na região sudoeste do Paraná, um grande desenvolvimento no setor agroindustrial. Principalmente nas áreas de produção de frango, suínocultura e leite. Com as inovações da área produtiva vieram novas tecnologias, as quais tem uma exigência muito maior quanto a energia elétrica. 
Mas, finalmente iniciamos o tão sonhado trifaseamento pelo programa “Paraná trifásico”
Com a conquista deste programa para o município, os produtores evitarão perdas na pecuária e obterão um ganho significativo para toda sua cadeia produtiva.
A busca por este recurso começou em março de 2019, quando houve uma reunião na AMSOP, onde estava presente o Presidente da COPEL, Sr. Daniel Slaviero. Na oportunidade foi mencionado um investimento de 285 milhões no programa “Paraná Trifásico”. 
A partir daí, sabendo da importância da região sudoeste do estado para a agricultura e pecuária. A administração municipal encaminhou um ofício, assinado pelos representantes da suinocultura, avicultura, agricultura, setor de leite e por ela mesma, no intuito demostrar à COPEL a importância do projeto de trifaseamento para nossa agricultura familiar e para o desenvolvimento do setor primário. O ofício foi encaminhado para o Governador do Estado (Sr. Carlos Massa Ratinho Jr), ao Chefe da Casa Civil (Sr. Luiz Auguto Silva), ao Presidente da COPEL (Sr. Daniel Slaviero) e ao Secretário de Agricultura do Estado (Sr. Norberto Ortigara).
Agora, em janeiro de 2020, tivemos uma reunião com o Diretor Presidente da COPEL (Sr. Maximiliano Andres Orfali) onde foi firmado o compromisso de inicialização do programa “Paraná Trifásico”, pelo município de Capanema.
A inauguração deste programa seria em agosto, junto a Feira do Melado. O que não será possível devido as prevenções a respeito do coronavírus, as quais vieram por cancelar o evento.
Porém, a construção da rede trifásica já está em construção e irá beneficiar mais de 100 famílias, percorrendo 6,3 km na Linha Bonita. 
O trabalho de trifaseamento apenas iniciou e em breve beneficiará outros tantos produtores das demais localidades.
Esta é uma conquista realizada através de uma grande parceria.
O Sr. Deputado Nelson Luersen, vem trabalhando junto administração municipal e com isso tem nos aberto novas portas e proporcionado a concretização de diversos projetos. 
Assim também, como o secretário de Agricultura (Sr. Norberto Ortigara), que através do Governo do Paraná tem ações incríveis no que diz respeito ao desenvolvimento da agricultura. Existem diversos programas da secretária de agricultura estadual que estão em andamento. Como o projeto das Microbacias que promove a conservação dos solos, o Paraná Trifásico e o programa do Paraná Livre da Febre Aftosa. 
O Paraná é um dos grandes polos da agroindústria do País e Capanema é destaque.
Estamos caminhando rumo ao progresso, e a retomada da economia se dará em breve. Graças aos esforços de nossos governantes e do povo trabalhador de nossa Capanema. (Sebastian Barbosa)