Veja o que é e como funciona a escola cívico-militar

As escolas cívico-militares são uma mescla entre a escola tradicional e a escola militar. Em uma, a gestão é feita

As escolas cívico-militares são uma mescla entre a escola tradicional e a escola militar. Em uma, a gestão é feita por pedagogos e profissionais da área, já em outra a responsabilidade é total dos militares.

No modelo da escola cívico-militar, a gestão é compartilhada entre a Secretaria de Educação e a de Segurança Pública, de modo que a gestão pedagógica fica sob a responsabilidade de pedagogos e profissionais de Educação, enquanto a gestão administrativa e de conduta ficam com os militares ou profissionais da área de segurança.

Veja abaixo algumas perguntas frequentes.

As escolas cívico-militares são todas iguais?

Não. O modelo ainda está em fase de implementação, mas já existem mais de 50 unidades no país, existindo diferenças entre elas, principalmente em relação ao modelo de gestão.

O colégio cívico-militar é pago?

Não, eles são gratuitos. Há algumas exigências, como uso de fardas, mas esses também são custeados pelo governo.

Em algumas unidades há a Associação de Pais e Mestres, pela qual os responsáveis podem fazer a doação de algum valor para ajudar no custeamento de alguns itens, mas a contribuição é voluntária.

As escolas militares são melhores do que as escolas estaduais?

Em geral, as escolas militares possuem um desempenho melhor no Ideb do que as escolas públicas, com uma nota de 6,9 para as primeiras e uma nota de 4,9 para as segundas.

Nesse sentido, elas proporcionam um ensino de melhor qualidade. Especialistas.

Quem pode estudar em um colégio cívico-militar?

Qualquer estudante do Fundamental 2 ou do Ensino Médio pode prestar a prova para ingressar na escola, mas somente os aprovados poderão se matricular, de acordo com o número de vagas disponíveis.

 

Contudo em algumas regiões do Paraná, já estão prontas para receber as novas transformações.