4ª CAVALGADA SANTOS DUMONT EDIÇÃO COMEMORATIVA

Nos dias 22 a 25 de agosto Capanema sediou a 4º Cavalgada Santos Dumont. Um grande evento que reuniu vários

Nos dias 22 a 25 de agosto Capanema sediou a 4º Cavalgada Santos Dumont. Um grande evento que reuniu vários CTGS e grupos de cavalgadas internacionais. Esta cavalgada teve o intuito promover a integração entre os moradores dos municípios lindeiros ao Parque Nacional do Iguaçu, fomenta a economia ligadaao turismo de natureza e rural, e difunde os valores da sustentabilidade.
A cavalgada histórica faz referência à trajetória de Santos Dumont, que há mais de cem anos percorreu o trajetodas Cataratas do Iguaçu à capital do estado a cavalo. Na ocasião, Santos Dumont reivindicou ao Governo do Paraná adesapropriação das terras que abrigam as maravilhas naturais, para assim protegê-las e torná-las acessíveis para pessoas de todo o mundo. Carta esta, levada por Santos Dumont, que teve total influencia para criação do Parque Nacional do Iguaçu em 1939.
Agora em 2019, a cavalgada comemorou os 80 anos do Parque Nacional do Iguaçu e também os 60 anos do CTG Sentinela da Fronteira de Capanema. E mais do que uma simples comemoração, a cavalgada trouxe aos participantes a sensação única de reviver a experiência de andar pela antiga via que teve um papel fundamental ao desenvolvimento regional. 
A cultura se propagou e difundiu através do mate, do churrasco, da cavalgada e das longas histórias contadas ao longo do percurso. 
Marcos de Antônio de Sá, integrante do CTG Sentinela da Fronteira nos falou um pouco sobre a relação do Parque e da atual questão que envolve o Parque Nacional do Iguaçu: “ Eu nasci em Capanema em 1967, meu pai veio para cá em 1961. Eu vejo a não abertura da estrada do colono um tanto conturbada. Pois o nosso sudoeste e muitos cidades do oeste do Paraná foram colonizadas através da estrada do Parque. Muito de nosso desenvolvimento aconteceu porque aqui.  Hoje todos sabem da importância de preservarmos, e se existem alguns poucos que estão contra a preservação, estes são contraventores e não estão de acordo com o que nós de Capanema desejamos. ” 
A cavalgada passou nos balneários de Capanema e no Balneário Beira Rio, a volta da “Vaca Branca”  simbolizou a cultura com o apoio dos lindeiros. 
Realização –  A 4ª Cavalgada Histórica de Santos Dumont é uma realização do Instituto Conhecer para Conservar, Cataratas do Iguaçu S.A., Parque Nacional do Iguaçu, Fundação SOS Mata Atlântica, CTG Sentinela da Fronteira e Prefeitura de Capanema.
O Instituto Conhecer para Conservar é uma ONG dos funcionários do Grupo Cataratas e atua em prol de ações socioambientais no Brasil. A entidade trabalha com parcerias envolvidas na conservação para fomentar alternativas de emprego e renda no entorno do parque, valorizando iniciativas de baixo impacto, como o turismo rural.