Coronavírus: UFPR faz primeira formatura virtual para antecipar colação de grau de estudantes de medicina

Segundo a universidade, colação de grau virtual é a primeira em 107 anos da instituição; formatura dos 92 formandos seria realizada em julho, em Curitiba.

A Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, realizou pela primeira vez uma formatura virtual. A colação de grau de 92 estudantes de medicina foi antecipada e ocorreu nesta quinta-feira (7) para que os formandos possam colaborar no combate à Covid-19.

De acordo com a universidade, a turma foi a de número 150 da UFPR, em 107 anos da graduação. Após autorização do Ministério da Educação, a antecipação foi decidida durante as reuniões da turma. 

A colação dos formandos seria em julho e, por isso, estava tudo programado para a formatura. Inclusive, o discurso para a turma, que foi dito pela formanda e oradora Amanda Rocco.

Nas palavras que dão fim a um ciclo e iniciam outro, ela destacou sobre as ações dos novos médicos, principalmente, neste momento.

Todo o processo da colação foi pelo computador e, segundo a UFPR, os formandos assinaram virtualmente o diploma, além de prestar o juramento como médicos.

Para o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, a antecipação da formatura foi uma forma de valorizar os profissionais da saúde. (G1PR)