Pequena Central Hidrelétrica Bela Vista está quase pronta e irá beneficiar municípios do Sudoeste

Neste início de ano, as equipes também concentram esforços na conclusão do circuito de geração – estruturas por onde a

Neste início de ano, as equipes também concentram esforços na conclusão do circuito de geração – estruturas por onde a água deverá passar para gerar energia. A construção da tomada de água, ponto de captação do reservatório para os condutos que levarão até as turbinas, já atingiu 90%. E, nos próximos dias, serão iniciados testes de comportas que devem estar em pleno funcionamento antes do enchimento do reservatório – previsto para março. A barragem da PCH já está recebendo as lajes de proteção e muros nas partes que avançam sobre as margens do rio. 
Cerca de 450 pessoas trabalham atualmente em todas as frentes de serviço do empreendimento, que está orçado em R$ 217 milhões. Além da usina, o recurso também será utilizado para a construção de uma subestação elevadora e uma linha de distribuição de alta-tensão que fará a conexão com a subestação Dois Vizinhos, injetando energia no Sistema Interligado Nacional.
A linha, de 18,4 quilômetros de extensão, passará pelos municípios de Verê, São Jorge do Oeste e Dois Vizinhos e já está em fase de montagem das torres.
PONTE – Paralelamente à construção da PCH, a Copel está finalizando as obras de uma ponte de 200 metros sobre o Rio Chopim como contrapartida para a comunidade do entorno, compondo uma ligação rodoviária entre os municípios de Verê e São João. A obra foi iniciada em maio de 2020 e está prevista para ser concluída em fevereiro de 2021.
A ponte terá largura total de 7,8 metros e pista dupla, além de dois passeios para pedestres e proteções laterais. Na etapa atual foram concluídos os lançamentos de vigas longarinas e está em andamento lançamento das placas pré-moldadas da laje, além da concretagem das transversinas, estruturas que compõe a superestrutura da ponte. Em cerca de um mês, a estrutura estará liberada.
Fonte Radio Clube Realeza