Pequenos transportadores paraguaios protestam e bloqueiam trânsito na Ponte Internacional da Amizade

Protesto parou o trânsito por mais de uma hora, nesta quinta-feira (29). Manifestantes reclamam da fiscalização na aduana paraguaia, que apreende alimentos revendidos por eles.

Pequenos transportadores paraguaios protestaram na Ponte Internacional da Amizade, em Cidade do Leste, no Paraguai, na manhã desta quinta-feira (29), e bloquearam o trânsito por mais de uma hora.

A manifestação foi realizada pelos chamados 'paseros', que cruzam a fronteira para comprar alimentos em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, e revender no Paraguai.

Os manifestantes protestaram contra a fiscalização da aduana paraguaia que, segundo eles, entende que esse tipo de compra é contrabando e apreende essa mercadoria.

O Ministério de Agricultura do Paraguai não permite a entrada de alimentos do outro lado da fronteira, como ovos, carnes e animais vivos, e isso gera descontentamento por parte dos paraguaios.

De acordo com os paseros, há uma grande pressão contra eles e a aduana não fiscaliza de forma tão precisa os grandes transportadores e, por isso, eles protestaram na ponte.

Com a manifestação, uma longa fila se formou em cima da ponte, em direção a Cidade do Leste, no Paraguai.

Caminhões, carros e motos ficaram parados durante o primeiro protesto na ponte desde a reabertura, que ocorreu no dia 15 de outubro.

O protesto ocorreu na entrada da cidade, onde houve bloqueio do trânsito enquanto os manifestantes usavam faixas.

Os veículos foram liberados aos poucos, por volta das 9h, desta quinta-feira.

 

Fonte G1 RPC