Proibição à pesca de espécies nativas começa nesta quinta-feira

O IAP, Instituto Ambiental do Paraná, anunciou o período de restrição à pesca de espécies nativas no Estado, que começa

O IAP, Instituto Ambiental do Paraná, anunciou o período de restrição à pesca de espécies nativas no Estado, que começa nessa quinta-feira (31) e segue até o dia 28 de fevereiro do ano que vem. Todas as espécies nativas são protegidas, como bagre, dourado, jaú, pintado e lambari.

É durante este período, conhecido como piracema, que a maioria delas se reproduz. Considerando o comportamento migratório e de reprodução, a pesca é proibida na bacia hidrográfica do Rio Paraná. A pessoa que for flagrada pescando em desacordo com as restrições determinadas pela portaria vai ser enquadrada na lei de crimes ambientais, com multa prevista de 700 reais por pescador e mais de 20 reais por quilo de peixe pescado. Além disso, os materiais de pesca como varas, redes e embarcações, podem ser apreendidos pelos fiscais. Assim como a pesca, o transporte e a comercialização também são fiscalizados.

A restrição é instruída pelo Ibama, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, e reforçada por portaria do IAP. No período conhecido como piracema, até o dia 28 de fevereiro, ficam proibidas, também, as competições de pesca, como torneios, campeonatos e gincanas, exceto as competições realizadas em reservatórios, visando a captura de espécies não nativas e híbridos.