Revolta dos Colonos marcou luta de agricultores familiares por terra Movimento foi registrado em 1957 e envolveu disputa de terras entre governo federal e estadual, companhias de terra, colonos e posseiros.
A história da Revolta dos Colonos – ou Revolta dos Posseiros – registrada em 1957 no sudoeste do Paraná, nas
A história da Revolta dos Colonos – ou Revolta dos Posseiros – registrada em 1957 no sudoeste do Paraná, nas cidades de Francisco Beltrão, Capanema, Pato Branco, Santo Antônio do Sudoeste, Verê e Dois Vizinhos.
A revolta marcou a história da região e é conhecida como o maior levante de agricultores familiares na luta por terra. Esse movimento envolveu a disputa de áreas agrícolas entre governo federal e estadual, companhias de terra, colonos e posseiros.
Em 10 de outubro de 1957, cerca de 4 mil agricultores tomaram a sede do município de Francisco Beltrão e a delegacia, também houve concentração em Pato Branco.
Quem lembra deste período de instabilidade e conflitos é a aposentada Irene Baroni, que neste episódio relata o que viu pelas ruas de Francisco Beltrão, quando ainda era adolescente.
“Meu pai e meu tio, eles mandaram cavar um túnel para a noite irmos lá, porque meu pai tinha medo que algum tiroteio pudesse atingir nossa casa”, relembra Irene.
A jornalista e professora Éverli Pegoraro, que tem várias publicações acadêmicas sobre o fato histórico, e o também jornalista Ivo Pegoraro, morador de Francisco Beltrão, ajudam a explicar os principais aspectos que envolveram a revolta.
Um dos pontos tratados no episódio é a contribuição da imprensa da época, em especial as rádios da região, com o movimento dos agricultores.
“A rádio contava, relatava todas as situações que estavam acontecendo, de violência, principalmente impetrada pelo jagunços, que aeram homens de índole duvidosa, que acabavam sendo contratados por essas companhias de terra, e acabavam forçando os colonos a assinarem ou deixarem suas terras e assim por diante. Foi ela que conduziu através das ondas do rádio esse levante”, afirma Éverli. (G1 PARANÁ)