Vacinas para o câncer estarão disponíveis antes de 2030, dizem cientistas
As vacinas terapêuticas para tratamento de câncer estarão disponíveis para uso em até oito anos, de acordo com cientistas que
As vacinas terapêuticas para tratamento de câncer estarão disponíveis para uso em até oito anos, de acordo com cientistas que fundaram a BioNTech, empresa alemã de biotecnologia responsável pelo imunizante da Covid-19 desenvolvido em parceria com a Pfizer.
“Nós sentimos que a cura para o câncer, ou para (ao menos) mudar a vida dos pacientes com câncer, está ao nosso alcance”, disse a imunologista Ozlem Tureci em entrevista à BBC. “Acreditamos que isso acontecerá, definitivamente, antes de 2030”, acrescentou.
As vacinas mais avançadas, na fase 2 dos 3 estágios clínicos, são as injeções para o câncer colorretal, o melanoma (câncer de pele), o melanoma avançado e o câncer de cabeça e pescoço.
De acordo com a imunologista, o objetivo dos pesquisadores é “usar a abordagem de vacina individualizada para garantir que, diretamente após a cirurgia, os pacientes recebam uma dose personalizada e individualizada que induzem uma resposta imune para que as células T (de defesa) no corpo do paciente consigam rastrear as células tumorais restantes e, idealmente, eliminá-las”.