Comitê La Frontera reúne lideranças para planejar o desenvolvimento do território
O Centro de Eventos de Barracão, no bairro Industrial, sediou na terça-feira (11), o Planejamento Estratégico do Comitê das Micro
O Centro de Eventos de Barracão, no bairro Industrial, sediou na terça-feira (11), o Planejamento Estratégico do Comitê das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) do Territorio La Fronteira.
O planejamento envolve lideranças de Dionísio Cerqueira/SC, Barracão/PR, Bom Jesus do Sul/PR, Santo Antonio do Sudoeste/PR, Pranchita/PR, Planalto/PR, Realeza/PR e Capanema/PR.
Com 24h de duração, o curso teve início em 20 de abril, realizado sempre às terças-feiras, na Ascoagrin, em Barracão/PR, e encerrou no dia 04 de maio, focado em planejar ações para fomentar o Turismo,a Educação, o Associativismo (Aduana e Associações Comerciais e Empresariais) e a Inovação.
A presidente do La Frontera, Talita Casagrande, diz que a formação de novos líderes é fundamental para o desenvolvimento do território. “O papel estratégico do Comitê das MPEs La Frontera nesse momento, além da importância do fortalecimento das lideranças já existentes, é a formação de novos líderes para nossa comunidade mas, principalmente, para o desenvolvimento econômico de todo nosso território.Hoje o nosso território engloba cerca de 300 mil pessoas de Capanema a Dionísio Cerqueira, e nós estamos aí treinando mais de 40 líderes que são ativos na comunidade e são voluntários, que estão pensando, juntamente com as entidades públicas, toda a parte de inovação, educação, turismo e associativismo”.
O instrutor Adilson Santos, que ministrou o curso – pelo Sebrae, diz que o grupo busca identificar oportunidades para executar ações que contribuam e promovam o desenvolvimento da região por meio do empreendedorismo. “O que nós esperamos é que a partir da atuação desse grupo o ambiente de negócio se torne mais favorável, que as empresas que já estão atuando tenham cada vez melhores resultados e que o número de pessoas que estejam empregando no território também se multiplique. Com isso a gente tem geração de emprego, geração de renda e multiplicação de riquezas”, comentou.
Conforme a gestora regional de políticas públicas e liderança do Sebrae, Maria Áuria Mulhmann, o conhecimento adquirido no curso pode auxiliar na retomada da economia da região. “O Sebrae vê o Comitê das Micro e Pequenas Empresas da Fronteira como essencial para o desenvolvimento desse território, porque ele busca, através da união de líderes públicos e privados, o desenvolvimento através da sustentabilidade, através de ações práticas envolvendo esses eixos. E essas políticas públicas contribuem para o Brasil e a Argentina, propiciando um melhor ambiente para essas empresas”.
A partir de agora, cada grupo se reunirá conforme a necessidade, planejando as ações definidas durante o planejamento.