Diplomata ministra curso para Bombeiros e Agentes da Defesa Civil

Nos dias 29 e 31 de outubro, a empresa Diplomata – Unidade de Frangos de Capanema, em parceria com a

Nos dias 29 e 31 de outubro, a empresa Diplomata – Unidade de Frangos de Capanema, em parceria com a administração municipal e secretária de saúde, proporcionou a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros de Capanema e região (Francisco Beltrão e Dois Vizinhos), curso voltado a compreensão, precaução e atendimento especifico aos riscos da NH3 (Amônia Anidra). A NH3 é um fluido refrigerante para frigoríficos, laticínios, indústrias têxteis, entre outras, e sua utilização é regida pela NR 36.

A parte teórica foi ministrada no Auditório do Posto de Saúde de Capanema. Com a presença, participação e orientação de José Uberti Machado (Diretor Corporativo Divisão de Carnes), Luiz Carlos Klein (Coordenador do SESMT – Empresa Diplomata), Pablo Copseski (Engenheiro de Segurança) e ministrado pelo Sr. Gilter Dias San Martins, o qual, presta assessoria técnica através da empresa PLL Comércio e Serviços LTDA. No ato também se fizeram presentes, Sr. Américo Bellé (Prefeito de Capanema) e Sr. Jonas Welter (Secretário de Saúde).

Tudo se originou da curiosidade do Soldado Portero, quanto as questões que envolvem o NH3. Que após conversar com o Sargento Antônio Jaime Sott (comandante do Corpo de Bombeiros de Capanema – 3º CRBM – 10º GB), entrou em contato com o Sr. Luiz Carlos Klein. Assim, no intuito de sanar algumas dúvidas técnicas e aprimorar o conhecimento, a empresa realizou o curso, entregou e explanou material teórico, e proporcionou visita técnica à área onde é trabalhado o NH3 dentro da indústria.

Neste curso foi disposto todo o planejamento e a arquitetura da refrigeração frigorífica, bem como todos os cuidados em caso de algum vazamento.

Foi notória toda a preocupação da empresa em resguardar a segurança de todos através da manutenção e prevenção.

Em visita, o Jornal Folha de Capanema junto as guarnições que participavam do curso, puderam observar as normas de segurança e procedimentos técnicos os quais minimizam os riscos, a fatores praticamente 0 (zero).

Dentre EPI’s e EPC’s, procedimentos de evacuação e cuidados redobrados, conhecimento técnico e novas tecnologias. A empresa Diplomata salientou a importância de se estar preparado para qualquer situação de risco. Mesmo que por ventura seja mínima.  

Em entrevista, Sarg. Sott mencionou o porquê da desmistificação da NH3. A qual é considerada pela ONU como produto perigoso. Mas, que também é essencial para diversas indústrias. Daí a importância de que seja utilizada adequadamente e de forma segura, com as devidas precauções técnicas. Para que se anule qualquer dano que possa ser causado.

O Jornal Folha de Capanema vem parabenizar a Administração Municipal, Secretária de Saúde, a 3ª seção de Bombeiros de Capanema e a Empresa Diplomata, por todo empenho e dedicação conferidos neste curso e em todo processo de seguridade dos trabalhadores e da população em geral.