Exército Brasileiro intensifica operações na faixa de Fronteira

A Operação Ágata/Fronteira Sul tem como prioridade o fortalecimento da prevenção das medidas de controle, fiscalização e da repressão aos ilícitos transfronteiriços.

Desde o dia 18 de julho, militares da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada – 15ª Bda Inf Mec, com o apoio de unidades da 5ª Divisão de Exército, deram início a Operação Ágata/Fronteira Sul, intensificando as ações de patrulhamento e controle de estradas e rios na faixa de fronteira oeste do Estado do Paraná.

A Operação Ágata/Fronteira Sul está inserida no Programa de Proteção Integrada de Fronteiras – PPIF, instituído pelo Decreto Presidencial Nº 8.903, de 16 de novembro de 2016, que tem como prioridade o fortalecimento da prevenção das medidas de controle, fiscalização e repressão aos ilícitos transfronteiriços e ambientais, fortalecendo a presença do Estado na região.

A intensificação desta fiscalização está sendo desencadeada pela 15ª Bda Inf Mec, em coordenação com os diversos Órgãos de Segurança Pública e de Fiscalização Federal, Estadual e Municipal em ambiente interagências.

Estão sendo desencadeadas ações preventivas e repressivas pontuais, tais como: postos de bloqueio e controle de estradas, em vias urbanas e rurais, controle do lago de Itaipú e vias fluviais.

As revistas de pessoas, veículos, embarcações e aeronaves serão constantes, além da fiscalização do fechamento das fronteiras e das medidas de restrições sanitárias impostas pela pandemia causada pelo Covid-19.

Durante a operação Ágata/Fronteira Sul estará disponível o telefone (0800) 2580001, para que a população possa denunciar crimes transfronteiriços. A ligação é gratuita e o anonimato do denunciante garantido.