Testagem massiva em Capanema-PR faz número de casos de Covid-19 triplicar em dez dias

Município está examinando todos que tiveram contato com paciente positivado.

A Prefeitura de Capanema está indo além do que exige o protocolo nacional da Covid-19 e expandindo a testagem para todas as pessoas que tiveram contato com um caso suspeito, independentemente de apresentar sintomas ou não. A recomendação do Ministério da Saúde é de examinar somente quem tem sintomas de síndrome gripal.

A estratégia fez com que o município desse um salto no número de casos confirmados: eram 50 no dia 9 de julho e subiu para 174 no último domingo, dia 19. “Nós não temos obrigação de testar todos que tiveram contato com um paciente positivado, mas estamos fazendo isso. Para cada novo caso, estamos fazendo mais 10 a 15 testes”, explica o secretário de Saúde local, Jonas Welter.

Dos 174 casos, 55 já estão curados e outros três internados (dois em enfermaria e um na UTI do Hospital Regional). Nenhum óbito foi registrado. O município está realizando os exames via Lacen (Laboratório Central do Estado), com testes rápidos e também contratando através de laboratórios particulares credenciados — foram examinadas mais de 900 pessoas desde o início da pandemia.

A ideia, segundo Welter, é ter informações mais próximas da realidade para combater a doença no município. “Queremos ter dados epidemiológicos corretos para saber como agir e não mascarar a situação”, completa.

Fonte Jornal de Beltrão